domingo, 15 de mayo de 2022

Brabham BT52

Nelson Piquet
Fórmula 1, GP Bélgica, 1983
Ixo-Altaya
Box de Brabham







6 comentarios:

  1. Hoje assisti a algumas das corridas do Gp de Mônaco Histórico de 2022 e pensei: caramba, o Juahn deve ter todos estes carros!

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Walter, também vi boa parte das corridas de Mônaco, são mais bonitas que as atuais de Fórmula 1, haha. Aqui você tem quase 10 horas para vê-los em paz:
      https://www.youtube.com/watch?v=X0xKh6L5RMU&ab_channel=GoodwoodRoad%26Racing
      Queria ter todos esses carros na minha janela...
      Abraço!

      Eliminar
  2. Olá Juanh.
    O primeiro campeão da época Turbo. Gosto bastante deste BT52. Nelson Piquet estava bem integrado na equipa Brabham. O motor BMW era fantástico: “A BMW trabalhou em conjunto com a Wintershall, filiada à BASF, e produziu um combustível notável que literalmente varreu a concorrência no final de 1983. A FISA declarou que o combustível estava dentro das regulamentações. Anos depois, foi revelado que o combustível utilizado naquele Outono era na realidade bem semelhante a combustível para foguetes.” In revista Formula 1 50 Anos Dourados.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Eu tinha lido algo sobre isso. Na F1 há muitas histórias de trapaças e enganos que levaram a triunfos. Quando anos depois eles vêm à tona, ninguém pode tirar o título que conquistaram.
      Abraço!

      Eliminar
  3. Siguiendo las enseñanzas del pionero Renault y primer alumno Ferrari, BMW llegó a primer campeón de motores Turbo.
    Bonita miniatura del 83. Al año siguiente los alerones eran más grandes, sobre todo el trasero, restándole atractivo. Este coche era más estilizado.
    Saludos.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. La forma de flecha de este BT52 me encanta; si mal no recuerdo el cambio de reglamento para ese año eliminó los pontones laterales, dando lugar a muy bellos diseños.
      Abrazo!

      Eliminar