martes, 8 de marzo de 2022

Hesketh 308B

Alan Jones
Fórmula 1, GP Mónaco, 1975
Ixo-Panini
Box de Hesketh


















10 comentarios:

  1. Vou aprendendo a apreciar o modelo, separado de sua referência na vida real. Esse deve ser raro, porque se trata de uma configuração que não fez muitas corridas e que é de um momento de declínio da Hesketh e de estréia de Alan Jones. Que belo modelo!

    Aliás, os Hesketh têm inúmeras variações e gosto delas todas: primórdios, com James Hunt, inclusive o primeiro carro da F1 a retomar as tomadas de ar baixas, antecipando a imposição do regulamento (308-C?). Depois, vários carros de aluguel, como Harald Ertl, Alan Jones, Brett Lunger e até o brasileiro Alex Dias Ribeiro.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Walter, 1975 não foi o ano do declínio de Hesketh. Muito pelo contrário, foi o seu melhor ano: uma vitória e três segundos lugares (tenho aquele carro branco Hunt ganhando na Holanda 1975). O primeiro carro com baixas entradas foi o Brabham BT45, lançado no final daquele ano. Como você diz, o carro oficial era de Hunt, mas os outros não foram alugados, mas foram vendidos para Harry Stiller Racing (este modelo Jones pertence a eles) e Team Polar Caravans, que os alugou para outros pilotos. Em 1976, com a passagem do inglês para a McLaren, começou o declínio da equipe, que Alexander Hesketh deixou nas mãos de Anthony Horsley. Uma bela história deste time inglês.
      Abraço!

      Eliminar
    2. Estou chocado: você tem toda razão. 1975 (ano em que Alan Jones andou com esta bela miniatura, foi o melhor ano da Hesketh. Na minha mente era como se o Hesketh de Hunt pertencesse a um universo patalelo. Errei.

      O Hesketh de tomadas de ar baixas é esse: https://www.modelauto.shop/WebRoot/StoreLNL/Shops/81481127/5F33/BA20/C736/F97D/F78F/0A0C/6D0E/106B/1_43_tameo_twu007_hesketh_308c_hunt_1975_hesketh_f1_italy_autodromo_nazionale_monza.jpg.

      Eliminar
    3. Walter, você está certo! Aquele 308C do final de 1975 (só era usado na Itália e nos Estados Unidos) já tinha os consumos baixos, foi o primeiro a carregá-los como os regulamentos exigiriam do GP da Espanha de 1976. Eu tinha esquecido, ele tinha na memória para o BT45 como o primeiro. Acontece que Hesketh, no primeiro GP de 1976, teve a entrada de ar alta...
      Abraço!

      Eliminar
  2. Precioso. Qué clase tiene el Hesketh en su versión más bella: con el alerón delantero descolgado. Una decoración ideal, clásica y elegante, con el periscopio moldeando formas barrocas para que nada falte. Antes de regalarnos el Wolf WR1 (uno de los mejores diseños de la F1), Harvey Postlethwaite nos dejó boquiabiertos con esta pieza única en la historia del motor, para deleite de convencidos como Lord Hesketh.
    Bravo por la miniatura, el coleccionista y todos los que tuvieron que ver en la historia de esta máquina.
    Saludos.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Este coche azul del Harry Stiller Racing compite de igual a igual con tantas bellas decoraciones que llevaron los 308B en ese año, entre ellas la oficial de Hunt. Postlethwaite, junto con Southgate, de los mejores diseñadores de esos años Bernardo.
      Abrazo!

      Eliminar
  3. Hola Juanh!
    Tengo el placer de ver muy a menudo este coche, ya que lo tiene expuesto un amigo mío en su tienda en Barcelona.

    Saludos!!!!

    https://www.kitcar43.com/hesketh-f1-cas/

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Oscar, el amigo Bernardo ya me lo había mostrado, pero es una placer darle otra mirada. Debe ser un placer entrar a Kitcar43 y mientras eliges un modelo entre los 1/43 te paras junto al 308B. ¡Quiero ir!
      Abrazo!

      Eliminar
  4. Olá Juanh!
    Grande abraço.
    Não é uma miniatura da Spark mas parece-me que este Hesketh da Ixo-Panini está muito bom. Gostei!
    Alan Jones subiu a pulso na Formula 1. Um bom piloto que apesar de não ter sido um excelente virtuoso era intratável quando tinha em mãos um bom carro.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. José Antonio, Alan ganhou um lugar neste blog, pois deu a Shadow a única vitória em um GP de qualificação. Uma F1 difícil.
      Linda Hesketh, também tenho Hunt's.
      Abraço!

      Eliminar